quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Navalha

Era uma vez uma navalha de excelente qualidade, que morava numa barbearia. Um dia em que a loja estava vazia ela resolveu dar uma voltinha. Soltou-se do cabo e saiu para apreciar o lindo dia de primavera.
Quando a navalha viu o reflexo do Sol em si mesma, ficou surpresa e encantada. A lâmina de aço lançava uma luz tão brilhante que, subitamente, com excessivo orgulho, a navalha disse a si mesma:
- E eu vou voltar para aquela loja de onde acabei de fugir? É claro que não! Os deuses não podem querer que uma beleza tal como a minha seja desonrada desta maneira. Seria loucura ficar aqui cortando as barbas ensaboadas daqueles camponeses, repetindo sem cessar a mesma tarefa mecânica! Será que minha beleza foi realmente feita para um trabalho desses? Certamente não! Vou esconder-me num local secreto e passar o resto da vida em paz.
E em seguida foi procura um esconderijo onde ninguém a visse.
Passaram-se meses. Um dia a navalha teve vontade de respirar ar fresco. Saiu cautelosamente de seu refúgio e olhou para si mesma.
Ai, que acontecera? A lâmina estava horrorosa, parecendo uma serra enferrujada, e não refletia mais a luz do Sol.
A navalha ficou muito arrependida pelo que havia feito, e lamentou amargamente a irreparável perda, dizendo:
- Oh, como teria sido melhor se eu tivesse conservado em forma a minha linda lâmina, cortando barbas ensaboadas! Minha superfície teria permanecido brilhante e minha borda afiada! Agora aqui estou eu, toda corroída e coberta de uma horrível ferrugem! E não há nada a fazer!

Moral da Estória:
O triste fim da navalha é o mesmo que sucede às pessoas inteligentes que preferem ser preguiçosas a usar seus talentos. Essas pessoas, assim como a navalha, perdem o brilho e a parta afiada de seu intelecto, sendo logo corroídas pela ferrugem da ignorância.

Leonardo da Vinci
VIVEMOS NUM MUNDO INTERATIVO

Se observarmos o mundo em que vivemos, vamos notar que enxergamos os objetos porque a luz incide sobre eles, se reflete e  impressiona nossa retina. Esse, é um processo interativo. Quando estamos num cômodo completamente escuro, apesar de sabermos que está cheio de objetos, não conseguimos vê-los com nossos olhos físicos, pois a luz não incidiu sobre eles.
O mesmo ocorre com nossa própria imagem. Você já observou que nós só conseguimos ver nossa imagem através de um espelho, de uma foto,  de um filme, ou refletida sobre uma superfície calma de um espelho d’água? Pense sobre isso! Até para nos enxergarmos precisamos de alguma coisa ou de alguém.
Vivemos num mundo interativo e se não compartilhamos ou interagimos, ficamos “enferrujados” e inúteis, não é mesmo? Pense sobre isso!

VISUALIZAÇÃO

Sente num ambiente calmo e tranqüilo. Os pés devem estar firmes no chão, as mãos colocadas sobre as pernas e os olhos fechados do começo ao fim.
Veja-se num campo tendo à sua frente tudo aquilo que você deseja.
Corra na direção do que mais deseja e perceba que você não está conseguindo chegar lá por ter presa à sua cintura uma corda que está amarrada numa pedra.
Esta pedra representa: suas desculpas, suas crenças, sua falta de fé, a sua tendência a acreditar mais nos outros, a inveja de algo que alguém possui ou de quem ágüem é ...
Respire uma vez e usando toda sua força de imaginar pegue um machado de ouro, vire seu corpo para trás, rompa esta corda e saia correndo alcançando o que mais você quer.
Então respire e abra os olhos.

domingo, 26 de setembro de 2010

Universos Paralelos

Vida Além da Vida
Depois de assistir Nosso Lar no cinema, confira se não ficou mais fácil compreender a teoria das cordas e os Universos Paralelos.

sábado, 25 de setembro de 2010

Entusiasmo e Ética




A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si. Em tempo, os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses.
A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses e por causa disto poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da Agricultura) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e, assim por diante.
Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.
Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo.

A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.  E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!  Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.

É preciso assumir um compromisso consigo mesmo, com a VIDA em si mesmo. E assumir um compromisso consigo mesmo requer um mínimo de ÉTICA e expectativa da própria alma, afim de não decepcionar a parte moral (a justiça, o dever) e a parte divina (a necessidade da alma) de nós mesmos, pois um compromisso deve ser honrado não importa o que acontecer.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.
Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida
melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem.
A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.
Nesta semana, pare para refletir: como vai o seu entusiasmo.
Como vai seu entusiasmo pelo Brasil, pela sua empresa, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso de seus amigos?
Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite - jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em VOCÊ. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade.

Deixe de lado todo o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a  descrença e seja entusiasmado com sua vida e principalmente entusiasmado com você. 
Você verá a diferença!!!!


quinta-feira, 23 de setembro de 2010





O Sentimento de Estar Conectado a Unidade.






Link para Áudio de Meditação 

Clique e confira!!!

 http://valeriatrigueiro.com.br/meditacoes/o-sentimento-de-estar-conectado-ao-todo-a-unidade

Todos nós desejamos pertencer a algo.
Profundamente em nosso coração, compartilhamos uma necessidade universal de nos sentirmos bem recebidos e amados.
Cada ser no planeta compartilha deste sentimento – não importa o quão profundamente esteja escondido ou disfarçado isto possa estar. E em sua raiz, o sentimento de pertencimento e integração, é ser bem visto, recebido e acolhido.
Este é o aspecto fundamental da Unidade, seu desejo de ser reconhecido e chamado de lar.
Permita-se conectar com seu próprio desejo de amar e ser amado. Permita que essa consciência se expanda para incluir o mundo inteiro e conectar o seu desejo ao desejo do mundo.
Enquanto você se move dentro do seu cotidiano, atenha-se  gentilmente a essa consciência de sua integração inata ao mundo. Enraíze-se na verdade de que você está aqui por um propósito.
Perceba os locais e as pessoas com as quais você se sente naturalmente integrado, bem como as que ainda tenha um sentimento de desconexão. Permita que o seu amor e compaixão o circunde com estas experiências. Deixe crescer e expandir…
Abra-se tornando visível a rede da vida invisível.
Encontre essa necessidade universal em si mesmo, ativando a sua luz brilhante dentro da escuridão e do isolamento. Crie um círculo onde ninguém seja excluído, onde todos sejam convidados a participar na integração da Unidade. Sinta o amor de seu coração irromper por todos os lados enquanto você cria um sentido de integração profunda com o mundo, para o mundo e no mundo.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Meditação de Equilíbrio


Toda semana temos um encontro marcado onde você, pai ou mãe, vai se inspirar num conto para imaginar realidades, a partir dele, com seus filhos.
Além da "moral da estória", você vai acessar um tipo de meditação onde toda a familia poderá praticar o relaxamento, o despertar da imaginação e principalmente um momento de puro prazer familiar.
Senta que lá vem a história!


A Gata e Afrodite

Uma gata que se apaixonara por um fino rapaz pediu a Afrodite para transformá-la em mulher. Comovida por tal paixão, a deusa transformou o animal numa bela jovem. O rapaz a viu, apaixonou-se por ela e a desposou. Para ver se a gata havia se transformado completamente em mulher, Afrodite colocou um camundongo no quarto nupcial. 
Esquecendo onde estava, a bela criatura foi logo saltando do leito e pôs-se a correr atrás do ratinho para comê-lo. Indignada, a deusa a fez voltar ao que era. Esopo

Moral da Estória: 
O perverso pode mudar de aparência, mas não de hábitos.                                                                                         

Como criar bons hábitos e destruir maus hábitos
Bons hábitos são a chave do sucesso e da realização. Maus hábitos são a porta aberta para o fracasso.
A repetição constante dos bons hábitos os tornarão parte da minha consciência. Com o tempo, a repetição desses hábitos passará a fazer parte do meu subconsciente, que é a minha mente misteriosa. Assim, à medida que eu praticar bons hábitos,cada manhã chegará com uma nova vitalidade. Meu vigor aumentará. Meu entusiasmo também.
Meu desejo de encontrar o mundo vencerá todos os medos e estará sendo formada uma pessoa feliz na família e na sociedade.
Em pouco tempo todas as boas ações se tornarão fáceis de executar, pois todo ato, com a prática, torna-se fácil.

Assim, a nova ordem que obedecerei é:
Formarei os seguintes bons hábitos ___________________________________________,
___________________________________________,
___________________________________________,
e me tornarei escravo dos meus próprios bons hábitos.

O que é o nosso pensamento?
Nosso pensamento é constituído de ondas eletromagnéticas, assim como as ondas de luz, rádio, televisão e microondas!                              
A característica  dessas ondas, é que elas se propagam no espaço carregando energia e são captadas por aparelhos especiais, como os rádios, que sintonizam a freqüência de vibração de cada uma.
Assim como existem os aparelhos construídos para captar as demais ondas eletromagnéticas, podemos imaginar que os nossos pensamentos podem ser captados também!
Você já pensou sobre isso?
É por isso, que todas as filosofias religiosas recomendam que “vigiemos” os nossos pensamentos. Afinal, eles ficam viajando por aí e podem ser captados a qualquer momento, por quem “sintonizar” conosco, não é mesmo?
Cultivar bons hábitos, certamente disciplina e aumenta a freqüência vibratória dos nossos pensamentos!

Visualização :
Agora fiquem quietos e tranquilos, mantenham os olhos fechados olhando para o olho espiritual – o ponto entre as sobrancelhas. Sintam o amor no seu coração, esse sentimento especial dentro de vocês. Esse sentimento é o nosso presente invisível (silêncio 5 segs). Sintam este sentimento gostoso crescer, enchendo o peito, todo o nosso corpo (silêncio 5 segs). Sintam ele crescer tão grande que sai do corpo e enche toda a sala, uma nuvem rosa e azul de amor abraçando todos na sala (silêncio 5 segs) . Inspirem profundamente sentindo que junto com o ar que entra no seu corpo, todo o amor que você sente, que você é, também entra e sai com a respiração.
Nós temos muito amor a nossa volta para compartilhar.
Agora vamos compartilhar o amor com nossas famílias e amigos orando por eles. Vejam sua família e amigos, envolvidos pelo seu amor como por um grande abraço. Este amor que está envolvendo a todos  vai ajudar durante todo o dia, a termos conversas tranqüilas onde todos irão se respeitar, compreender, se aceitar,enfim, amar mais e melhor.


sábado, 18 de setembro de 2010

Meditando na Renovação do Amor



Respire profundamente e entregue-se a esta experiência de mergulho no reservatório de Amor que existe em você.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010


Toda semana temos um encontro marcado onde você, pai ou mãe, vai se inspirar num conto para imaginar realidades, a partir dele, com seus filhos.
Além da "moral da estória", você vai acessar um tipo de meditação onde toda a familia poderá praticar o relaxamento, o despertar da imaginação e principalmente um momento de puro prazer familiar.
Senta que lá vem a história!

A Cabra e o Asno

Uma cabra e um asno comiam ao mesmo tempo no estábulo. A cabra começou a invejar o asno porque acreditava que ele estava melhor alimentado, e lhe disse:
- Tua vida é um tormento inacabável. Finge um ataque e deixa-te cair num fosso para que te dêem umas férias.
Aceitou o asno o conselho, e deixando-se cair, machucou todo o corpo.
Vendo-o o amo, chamou o veterinário e lhe pediu um remédio para o pobre. Prescreveu o curandeiro que necessitava uma infusão com o pulmão de uma cabra, pois era muito eficiente para devolver o vigor. Para isso então degolaram a cabra e assim curaram o asno. Esopo

Moral da Estória:
Em todo plano de maldade, a vítima principal sempre é seu próprio criador.


Lei da Ação e Reação
Isaac Newton, considerado o pai da mecânica clássica, postulou três leis que regem até hoje, o estudo do mundo macroscópico.
A terceira Lei afirma que: "À toda força aplicada sobre um corpo, corresponde uma reação de mesma intensidade, direção e sentido contrário, que age sobre quem a aplicou" .
Traduzindo em miúdos, o que Newton afirma eque tem se verificado na prática, é que se há uma batida entre um  Fusca e um Caminhão, a força que cada um faz sobre o outro é exatamente a mesma! Os efeitos são diferentes, pois o Fusca tem massa muito menor do que a do caminhão.
Se pensarmos sobre essa lei de maneira mais ampla, veremos que é exatamente assim que o Universo funciona. O que lançamos para os outros, acaba retornando para nós! Não há como fugir desse princípio básico.
Por isso, todas as filosofias defendem uma "elevação" dos pensamentos e emoções.
Não é lógico?
Se lançarmos amor, é o que receberemos de volta e mesmo que nos enviem sentimentos menos nobres, seremos como o caminhão, o efeito sobre nós será muito pequeno.
PENSE SOBRE ISSO!

Visualização
Sentado, olhos fechados, respire 3 vezes calmamente e veja na sua frente uma lousa. Escreva nela ou simplesmente veja todas as facetas que você não aprecia emvocê. Com um apagador na mão esquerda apague todas estas emoções e com um giz dourado na mão direita escreva ou simplesmente veja as qualidades que mais aprecia na sua forma de ser.
Respire estas palavras ou imagens para dentro do seu corpo deixando que elas entrem dentro das suas células e criem aí um registro eterno. E abra os olhos.
De olhos abertos escreva rapidamente estas palavras positivas ou desenhe uma representação dessas qualidades e pendure-as num local visível onde irá vê-las insistentemente por 21 dias, no mínimo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MEDITAÇÃO DE CENTRAMENTO

Respiração de Infinidade

A Inspiração começa no centro do seu Coração Sagrado e sobe através do tubo prânico (em frente da coluna espinhal), e sai pela Medula Oblonga, atrás do cérebro, curvando-se sobre sua cabeça e entrando no centro do seu Coração Sagrado mais uma vez.
Após entrar no corpo, através do Centro do Coração Sagrado, a expiração desce pelo tubo prânico, mais uma vez, dentro do corpo, em frente da coluna espinhal, e sai através do Chacra Básico, o períneo (a pequena região entre o ânus e os órgãos sexuais). A respiração prossegue seu caminho pela frente do corpo e entra outra vez no Centro do seu Coração Sagrado.

Faça este exercício por 5 mins, antes ou durante, qualquer situação estressante. A calma, tranqüilidade e o centramento são imediatos!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Prevenindo a depressão: encontre com você mesmo!

Um dos mistérios de um quadro depressivo é o vasto alheamento de nós por nós mesmos. Não nos cuidamos, reconhecemos, valorizamos. E mais, não temos idéia de quem se apresenta (potenciais e valores) nesse encontro íntimo com nós mesmos.

Acordei subitamente hoje com esta pergunta as 6:30 da manhã e não consegui mais dormir e nem obter uma resposta rápida, pelo contrário, fui inundada por questões.

Será que aquela com quem eu converso é o eu que espero ser? Ou o eu que gostaria de ser? Será o eu que sou, ou o eu que não gosto de ser? Será o eu que escondo de mim mesma, e se assim for, porquê escondo? Medo, vergonha, de mim mesma?

Partir em direção a si mesmo é deixar um certo número de memórias e identificações, deixar as referências que nos estruturam e fazer como Abraão fez por indicação de Deus: "Sai de tua Terra, de tua parentela, da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei" Gn12, 1

Esta caminhada é difícil porque nos apegamos muito aos nossos conceitos e valores que na maioria das vezes não construímos e sim herdamos da família, do meio, da cultura que vivemos. E o que ainda é pior, projetamos estes conceitos em julgamentos e críticas ao mundo ao nosso redor, acreditando que as pessoas e situações são realmente do modo como as vemos e não uma simples projeção dos nossos piores medos sobre nós mesmos.

Quantas vezes ao entrarmos em algum lugar novo, já classificamos as pessoas e as arquivamos em pequenas gavetas dentro de nós de forma a nos sentirmos mais confortáveis para lidar com a situação nova e desconhecida? Aprendemos essa forma de lidar com o mundo desde o jardim de infância e ela tem sido reforçada ao longo dos anos pela mídia, pela cultura em geral.

Estamos tão aprisionados por nossos julgamentos e críticas que muitas vezes não nos damos conta que na verdade muitos deles nada têm a ver com a nossa verdadeira essência, e que é por causa deles que alimentamos o medo, o isolamento, a competição.

Na caminhada em direção ao eu essencial, geralmente nos damos conta em primeiro lugar de nossas carências. E como preenchê-las se não sabemos, não compreendemos a essência do que sou, de quem sou, para compreender o que falta!

Proponho uma reflexão!

A fim de tomar consciência dos próprios pensamentos e reações, sente-se tranqüilamente, por apenas 15 minutinhos e apenas observe como sua mente funciona.
Qual o seu jeito de lidar com o mundo, lembrando em primeiro lugar de alguma crença, de algo em que você realmente acredita. Depois perceba como você se relaciona com uma idéia, sua - própria - original. Você acredita nela, a valoriza, se identifica? Depois com um hábito - difícil de desapegar, porquê?
E finalmente com sentimentos e atitudes (julgamentos ou críticas) que você gosta de ter (e às vezes lhe prejudicam a vida) e aqueles que tem, mas não gostaria de ter. Perceba suas auto-armadilhas e autoboicotes.

Sinto que se nos dedicarmos com afinco a este encontro, reconheceremos ao final quem realmente se apresenta neste encontro íntimo com nós mesmos, com todo seu valor e potencial.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

Quem conta um conto... imagina realidades!!


Toda semana temos um encontro marcado onde você, pai ou mãe, vai se inspirar num conto para imaginar realidades, a partir dele, com seus filhos.
Além da "moral da estória", você vai acessar um tipo de meditação onde toda a familia poderá praticar o relaxamento, o despertar da imaginação e principalmente um momento de puro prazer familiar.
Senta que lá vem a história!

A Cerva na Gruta do Leão
Uma cerva que fugia de uns caçadores, chegou a uma gruta onde não sabia que morava o leão. Entrando nela para se esconder, caiu nas garras do leão. Vendo-se sem remédio, perdida, exclamou:
Infeliz de mim!Fugindo dos homens, caí nas garras de um feroz animal.
Esopo                                                                               

Moral da Estória:
Ao sair de um problema, busca uma saída que não seja cair em outro igual ou pior.

Subindo Degraus
No estudo da matemática, iniciamos com as operações mais simples como: adição e subtração, para depois passarmos para as mais complexas. Ninguém pode multiplicar se não souber somar, pois um produto é a soma de várias parcelas iguais! Por isso, torna-se necessária a perfeita resolução do primeiro problema, para que se possa introduzir um segundo com um grau maior de complexidade. Assim também é na nossa vida, não adianta fugir dos problemas. A solução é resolvê-los na medida em que se apresentam, para que possamos passar para um patamar superior de conhecimento e habilidade


Visualização:
Sentado, olhos fechados, respire 3 vezes lentamente e imagine a sua flor preferida. Veja com detalhes suas pétalas, seu miolo, o galho que a mantem firme e liga a outros galhos.
Respire uma vez e imagine então esta flor atraindo para ela uma imensa energia que vibra, dança e vive ao redor dela, provinda das outras flores que estão ao seu redor, aumentando ainda mais seu brilho e sua graça. E, sabendo que nesta flor, o miolo é você, aceite a energia vinda de todas as pétalas e de todas as outras flores que formam o seu conjunto na natureza. E só então... respire e abra os olhos.


LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: