
“A meditação nada mais é que uma mudança em sua consciência. É uma ‘mudança de Energia” em seu Ser. Não é sentar-se em um canto, de pernas cruzadas, tentando controlar a mente. Se tentar fazer tudo isso, você terminará com dor nas costas e dor no pescoço! Você terá uma preocupação a mais, a de não conseguir sentar-se para meditar.
Tudo que você precisa fazer é tentar viver no presente, no aqui e agora. Quando se está no presente, desfruta-se da Existência. Quando se está no presente, move-se em sintonia com a Existência e aprende-se com Ela.
Se você tem tempo para pagar suas contas ou cumprir seus prazos, seguramente tem tempo para respirar ou não estaria vivo! Agora, você simplesmente acrescenta consciência à sua respiração, só isso. Simplesmente observe sua respiração. Essa é a meditação mais simples e mais poderosa que se pode fazer.
Se você tem tempo para pagar suas contas ou cumprir seus prazos, seguramente tem tempo para respirar ou não estaria vivo! Agora, você simplesmente acrescenta consciência à sua respiração, só isso. Simplesmente observe sua respiração. Essa é a meditação mais simples e mais poderosa que se pode fazer.
As técnicas meditativas incluem a concentração mental. Ao meditar, o pensamento racional, que tem lugar no córtex cerebral, começa um diálogo tranqüilo com os centros emocionais do sistema límbico, o hipocampo e a amídala. Ocorrendo então, a liberação de neurotransmissores calmantes que aliviam o corpo inteiro. A partir de então, passa-se a um esquema cerebral relaxado, onde predominam as ondas alfa e o sistema nervoso parassimpático que protagoniza a resposta de relaxamento.
![]() |
"Técnicas simples de meditação, estão a ajudar as crianças a conectarem-se a si próprias para conseguirem prestar melhor atenção e tornarem-se mais amáveis, afirma o neurocientista Richard Davidson" |
Estudos mostram que a meditação reduz o metabolismo - os batimentos cardíacos e a respiração ficam mais lentos e o consumo de oxigênio pelas células, cai. É isso que dá a sensação de relaxamento e tranqüilidade. Entre outros benefícios, meditar previne e combate a depressão, a hipertensão arterial, a dor crônica, a insônia, a ansiedade e os sintomas da síndrome pré-menstrual, além de ajudar a reduzir a dependência de drogas.
Meditação nas Escolas
O programa de meditação regular nas escolas, adequado aos pais, professores e à faixa de idade de crianças - de 3 a 5 anos, de 6 a 10 anos e adolescentes – de 11 a 17anos – distribuídos em turmas da mesma faixa etária, atende ao desenvolvimento das potencialidades das crianças, jovens e adultos, através do autoconhecimento, autovalorização, concentração, foco e atenção.
São muitos os benefícios relatados por pessoas que entram em contato com a meditação.Alguns deles são:
• relembrança das virtudes básicas adormecidas ou ativação das mesmas, em crianças:
• descanso físico, mental e emocional;
• descanso físico, mental e emocional;
• alívio do estresse;
• desenvolvimento do autocontrole;
• desenvolvimento da serenidade no dia-a-dia;
• aumento da auto-estima;
• • alívio da ansiedade;
• aumento da concentração;
• diminuição da depressão;
• maior produtividade, melhora no humor, redução
no percentual de faltas ao trabalho.
Especificamente para os alunos as metas são::
- diminuição da ansiedade e tensão relacionadas a
competitividade em sala de aula e em relação ao vestibular;
- desenvolvimento da concentração, foco e atenção;
com a faixa etária.
E para os professores e pais são:
- equilíbrio mental e emocional para lidar com os alunos
- alívio do stress
- desenvolvimento da capacidade de autocontrole
- desenvolvimento da presença e serenidade no
dia-a-dia
- melhora no humor
- decréscimo da depressão
- aumento da tolerância e paciência