terça-feira, 24 de setembro de 2013

Meditação na Oitava Estrela da Coroa de Maria ~ no Labirinto

As doze estrelas com a qual viu São João Evangelista coroada a cabeça daquela Rainha em Apocalipse 12,1; representam as doze graças ou virtudes que a Santíssima Trindade lhe concedeu:quatro do Pai Eterno,quatro do Filho e quatro do Espírito Santo
Maria manifestou estas doze virtudes e as irradia em sua aura. Ela nos convida e ajuda a ativar a manifestação dessas virtudes em nós, em nossa vida diária.      
A Oitava Estrela ou Virtude advém da oitava benção:  Bendito seja o Espírito Santo, que recebeu a Virgem Maria por sua Esposa.



Virtude: As Quatro Virtudes cardeais
1)Prudência. É o reto agir, o bom senso, o equilíbrio. Cuida do lado prático da vida, da ação correta e busca os meios para agir bem. Prudência é o mesmo que sabedoria, previdência, precaução. O prudente é previdente e providente. É pessoa que abandona as preocupações e abraça as soluções. Deixa as ilusões e opta pelas decisões. Rejeita as omissões e se empenha nas ocupações. O lema dos prudentes é: “Ocupação sim, preocupação não.” A prudência coloca sua atenção na preparação dos fatos e eventos e nunca na precipitação nem no amadorismo ou improvisação.

2)Temperança. É o auto-controle, auto-domínio, renúncia, moderação. A temperança ordena afetos, domestica os instintos, sublima as paixões, modera os impulsos e apetites. Abre o caminho para a continência, a castidade, a sobriedade, o desapego. É próprio da temperança o cuidado conosco mesmo, com os outros e com a natureza. A temperança não permite que sejamos escravos, mas livres e libertadores e nos encaminha a maturidade humana. Sem renúncia não há maturidade.

3)Fortaleza. Faz-nos fortes no bem, na fé, no amor. Leva-nos a perseverar nas coisas difíceis e árduas, a resistir à mediocridade, a evitar rotina e omissões. Pela fortaleza vencemos a apatia, a acomodação e abraçamos os desafios. É virtude dos profetas, dos heróis e dos mártires. Hoje a fortaleza nos leva a enfrentar a depressão, o stress, o câncer, a AIDS, os golpes da vida. Grandes são os conflitos humanos, porém maior é a força para superá-los. A vida é luta renhida, dizia nosso poeta e a fé é um combate espiritual. “Coragem, Eu venci o mundo!” (Jo 16,33).

4)Justiça. Regula nossa convivência, possibilita o bem comum, defende a dignidade humana, respeita os direitos humanos. É da justiça que brota a paz. Sem a justiça nem o amor é possível. É a virtude da vida comunitária e social que se rege pelo respeito à igualdade da dignidade das pessoas. Da justiça vem a gratidão, a religião, a veracidade. Não se pode construir o castelo da caridade sobre as ruínas da justiça. Pelo contrário, o primeiro passo do amor é a justiça, porque amar é querer o bem do outro.


Na quarta estrelinha, ela manifestou em si a “Mediação de todas as graças”.
Os santos doutores da Igreja dizem que todas as graças passam pelas mãos de Maria, mesmo as que você pede aos santos, é ela quem as distribui.
Experimentando, vivendo as quatro virtudes cardeais, assim como Maria, manifestamos um canal perfeito de Graça Divina,

Nesta oitava meditação do ano de 2013, somos convidados por Maria a descobrir em nós onde dormem as quatro Virtudes, acordá-las e manifestá-las e vamos meditar: 
*     Por onde anda a Prudência em minha vida? O quanto tenho agido, ou não, abandonando as preocupações e abraçando as soluções?
*     Como a Temperança tem agido em minha vida? Tenho priorizado o auto controle em vistas de moderar meus impulsos e apetites para com isso ser realmente livre de velhos hábitos e padrões que me escravizam a vida?
*     Tem sido a Fortaleza uma grande companheira, ajudando-me a perseverar nas situações difíceis, na depressão e doença, ou esqueço dessa grande amiga e dou espaço ao desespero e ao stress?

*    Permito que a Justiça pavimente a estrada que leva ao amor na minha vida? Percebo que essa é a estrada que rege o respeito a igualdade e dignidade da pessoa humana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: