segunda-feira, 19 de junho de 2023

O Labirinto: Um simbolo ancestral para entender os ritos de passagem

Com um olhar especial sobre a gravidez, parto e puerpério

O labirinto é um símbolo muito antigo que apareceu por milênios em terras tão diversas como Creta, Indonésia, Escandinávia, Américas e Rússia. Inscreve-se na rocha, em joias ou moedas, pinta-se em cerâmicas, templos ou manuscritos, e realiza-se em grande escala com recurso a pedras no solo.

Embora um símbolo em si nunca possa ser totalmente explicado ou interpretado por meio de palavras, o labirinto pode ser entendido como um espelho ou uma metáfora do percurso de vida do ser humano – a jornada da alma, com todos os seus desafios, transformações, profundidades e descobertas.

O labirinto é especialmente útil para compreender o percurso universal de cada rito de passagem, qualquer experiência em que saímos de uma etapa da vida para iniciar outra, em que morremos simbolicamente para renascer com uma nova identidade, como o nascimento, a puberdade, a transição da adolescência para a idade adulta, maternidade, menopausa ou morte, para citar alguns.

Se explorarmos através de diferentes culturas as cerimónias que são criadas para marcar essa passagem de uma fase da vida para outra, normalmente encontramos três fases sequenciais, fases que ao mesmo tempo podemos ver reflectidas na passagem do limiar do labirinto para o centro e para fora novamente. (Aqui estamos falando sobre o labirinto em que só há uma maneira possível de chegar ao centro e sair novamente – não tem bifurcações ou becos sem saída.)

a fase de preparação

Primeiro há a fase de preparação , antes de cruzar a soleira para entrar no labirinto. Este é o momento em que a jornada começa, quando rompemos com nossas vidas anteriores e sabemos que nunca mais seremos as mesmas pessoas. O que estamos deixando? O que vamos dar à luz? É preciso reflexão e preparação para a importante mudança que está por vir em nossas vidas.

 

fase de teste

Depois vem a fase de teste , da entrada do labirinto até o centro. Esta é uma viagem ao desconhecido, uma transição entre o familiar e o novo, na qual embarcamos numa aventura rumo ao nosso centro mais profundo, para além dos limites da nossa identidade anterior, uma profunda transformação para renascer com uma nova . identidade.

 

A fase de integração

Finalmente, há a fase de integração , o retorno do centro do labirinto para o exterior. É um caminho necessário para recapitular tudo o que aconteceu, para voltar com uma consciência mais ampla de quem somos e integrar esse conhecimento na próxima etapa da vida.

 

O labirinto como metáfora da jornada da gravidez, parto e puerpério

Quando a parteira e artista Pam England, criadora de Birthing from Within , descobriu o símbolo do labirinto, parecia uma metáfora perfeita para a jornada psíquica e física de uma mulher durante a gravidez, o parto e o período pós-parto. Ela dá aulas para iniciar as gestantes e seus parceiros no rito de passagem do parto.    

Foto: Regina Siam

 

Nessas aulas, as grávidas aprendem a desenhar seu próprio labirinto para personalizar esse rito de passagem. Pouco antes da entrada do labirinto, eles desenham um símbolo de limiar, uma representação física da passagem entre o mundo da Donzela e o mundo da Mãe, entre o conhecido e o desconhecido, o mundano e o sagrado, antes de entrar o mundo. o mistério do nascimento

Eles também desenham duas pegadas na frente de sua soleira para representar o momento atual em que estão, na fase de preparação, antes de entrar em trabalho de parto e entrar no labirinto. Antes desse limiar, é hora de refletir sobre suas crenças e as de nossa cultura sobre gravidez, nascimento, bebês, paternidade, dor, amor, instinto materno, medo de perder o controle... Pergunte a si mesmo: você está sonhando com um determinado tipo de parto, um parto ideal? Ou você está aberto para viver e descobrir cada momento deste nascimento com amor incondicional, seja ele qual for?

Pronto ou não, quando começarem as primeiras contrações, ou a bolsa estourar, você será projetado através desse limiar invisível mas palpável e terá entrado no labirinto. Tal como o caminho do labirinto, quando percorremos os primeiros circuitos exteriores longos e bastante simples, durante a primeira fase do trabalho de parto podem existir fases que evoluem facilmente, sem grandes alterações, por exemplo durante as primeiras horas ou mesmo dias de parto espaçado contrações. . De repente nos encontramos com uma curva acentuada, uma mudança inesperada de direção que é análoga a esses momentos inesperados e às vezes desconcertantes que fazem parte de todo parto e pós-parto. Você percebe que agora não há volta ou atalhos para chegar ao centro, no momento do nascimento do seu bebê e seu como mãe.

Pode ser, como em um labirinto, que haja momentos em que você se sinta perdida, não saiba quanto caminho percorreu ou quanto falta para dar à luz, perdeu completamente a noção do tempo. Diz Pam England: “Lembre-se, em um labirinto, e quando você está em trabalho de parto, não há nada para entender, você não precisa 'fazer certo' para ganhar amor ou aprovação ou para ser uma 'boa mãe'... Faça o melhor que puder, assim como você sabe na época. Ame-se especialmente quando estiver perdido. Quando você não sabe o que fazer, você vai passo a passo. Que você saiba que chegará ao centro e voltará ”.

A última trajetória do labirinto tem curvas cada vez mais apertadas e sinuosas, e reflete a fase mais intensa do parto, em que é totalmente normal passar por dúvidas ou medos importantes: dúvidas se vai acabar, se pode, se seu bebê... Você está na fase de teste, sua iniciação, na qual você se vê nua com todas as suas limitações e vulnerabilidade e estratégias mentais, e ao mesmo tempo com seu poder, determinação e coragem. O grande tesouro da viagem está na sua forma única de se entregar à intensidade e à força do processo. “ Cada mulher vive o mistério de sua transformação física, psicológica e espiritual à sua maneira, quer dê à luz em casa, na sala de cirurgia, no carro ou em uma cabana na selva” (Pam England) .

Nos grandes mitos, o centro é o lugar sagrado onde o céu e a terra se encontram, o lugar da iluminação, quando você para e para de lutar, um estado de graça. No final da viagem chegamos ao centro, momento em que nascem o bebé, a mãe e o pai. É como se o tempo parasse, você está em um lugar suspenso entre dois mundos. Os iniciados precisam de seu tempo para chegar, para entrar em sua nova vida.

A jornada do herói, ou da mãe heroína, ainda não acabou. Num contexto social em que existe uma enorme pressão para regressar à vida anterior – sem barriga, para retomar as relações sexuais, para regressar ao trabalho – o labirinto lembra-nos, pelo contrário, que já não somos os mesmos de antes, que não não pode precipitar a enorme transição do puerpério.

Leva tempo, pouco a pouco, para integrar a história do seu nascimento e como você o viveu, para se reposicionar dentro de seu corpo mudado, ferido no início, para conhecer seu bebê e confiar em si mesma como mãe, para se adaptar à amamentação , para a sua nova realidade de casal, ou com amigos de antes, para aceitar a falta de sono, para perceber que as suas necessidades por um tempo passam para segundo plano, para integrar a morte da Donzela, e sentir a profundidade do talvez o maior e incondicional amor da sua vida...

Quanto tempo pode durar o retorno?, perguntamos às gestantes. Não estamos falando aqui de meses, mas da realidade de que leva entre dois e três anos, após um primeiro parto, para sentir que a mulher que você foi e a mãe que você se tornou se unem e se integram no âmago do seu ser, na mulher-mãe que você é agora. Bem-vindo!

 

Este artigo foi originalmente publicado no Cyclic Woman Blog em maio de 2013.

 Autora: Sophia Style

2 comentários:

  1. Ótima postagem! Gostei da sua análise cuidadosa. Continue escrevendo - você tem talento para isso!

    ResponderExcluir
  2. Sua postagem foi uma ótima leitura! Seus insights são valiosos. Continue escrevendo e compartilhando suas ideias!

    ResponderExcluir

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: