sábado, 29 de outubro de 2016

Diwali, Divali, Dewali, Deepavali – O Festival das Luzes



Talvez o mais conhecido dos festivais indianos, Diwali é comemorado por toda a India, assim como nas comunidades indianas pelo mundo afora. A palavra "Diwali" é uma corruptela da palavra "Deepavali" do Sânscrito - Deepa significa luz e Avali significa uma fileira. Ou seja, uma fileira de luzes e certamente a iluminação, a luz do conhecimento que vence a noite escura da ignorância e do mal é o que dá forma e é a atração principal do festival.
Denominado "festival das luzes", porque usualmente ilumina-se pequenas lâmpadas de óleo, chamadas diyas, que são colocadas nos aposentos, nos pátios, nas varandas, e jardins, assim como nos telhados e paredes exteriores à casa. Assim como outros festivais indianos, Diwali significa muitas coisas diferentes através do país. No norte da India, particularmente em Uttar Pradesh, Punjab, Haryana, Bihar e as áreas circunvizinhas, Diwali comemora o retorno do Divino Rei Rama, seu retorno a Ayodhya após a derrota de Ravana, rei de Lanka, e sua coroação como Rei.  Por ordem das famílias reais Ayodhya e Mithila, o reino de que Sita - esposa de Rama raptada por Ravana - era princesa, as cidades e os limites destes reinos foram iluminados com fileiras de lâmpadas, resplandecendo na noite escura para dar boas-vindas ao divino rei Rama e sua rainha Sita após 14 anos de exilio , terminando com uma guerra em que todo o reino de Lanka foi destruído. Em Gujarat, o festival honra Lakshmi, deusa da riqueza; e em Bengala, é associado com a deusa Kali.                                                                                          
Diwali ou Deepavali é comemorado muito entusiasticamente por cinco dias contínuos e cada dia tem seu significado determinado por certos mitos e lendas. Diwali em 2016 começa no domingo 30 de outubro e continua até quinta-feira 3 de novembro.

O primeiro dia: Dhana Teras
O primeiro dia de Diwali é Dhanatrayodashi ou Dhanteras . A palavra "Dhan" significa a riqueza. E este dia do festival tem uma importância grande para a comunidade mercantil rica da India ocidental. A entrada das casas é ornamentada para dar boas-vindas a deusa da riqueza e da prosperidade - Lakshimi. Para indicar sua chegada tão esperada, as pequenas pegadas são feitas com farinha de arroz sobre todas as casas. As lâmpadas são mantidas a queimar por toda à noite e arrumadas em torno da casa.  Os motivos tradicionais são ligados freqüentemente com os símbolos auspiciosos de boa sorte. Neste dia, compra-se algo novo para a casa ou alguma jóia para as mulheres. É auspicioso comprar algo metálico, especialmente de ouro ou prata.

O segundo diaNarka-chaturdashi ou CHOTI DIWAL
Este dia de Narakachaturdashi é dedicado às luzes e as preces que trazem um futuro de completa alegria e bem estar.
No sul da Índia, a vitória do divino sobre o mundano é comemorada de uma maneira muito peculiar. A vigília do povo se dá até o amanhecer, quando se prepara uma mistura vermelha -  óleo e uma fruta amarga que represente a cabeça do rei que foi despedaçado por Krishna, significando o sangue. Aplicam essa mistura em suas testas. Depois tomam um banho usando a pasta de sândalo. No maharashtra também, os banhos tradicionais com óleo e "Uptan" (pasta) e de pós perfumados são um costume. Há todo um ritual de banhos, e os fogos de artifício estão lá a fim de que as crianças apreciem se banhar. O arroz soprado com coalhada é servido no final.
Uma outra lenda é sobre o rei Bali que se tinha transformado numa ameaça aos deuses por ter se tornado muito poderoso. A fim de resolver a questão, o Senhor Vishnu transformado em um menino pequeno visitou-o e implorou somente a terra que poderia cobrir com três passos. Conhecido por sua generosidade, o rei Bali concedeu-lhe orgulhosamente seu desejo. Nesse momento o menino pequeno transformou – se  no Senhor Todo Poderoso Vishnu. Com seu primeiro passo Vishnu cobriu o céu inteiro e com o segundo a terra e perguntou a Bali onde dar seu terceiro passo. Bali ofereceu sua cabeça. Com seu pé sobre a cabeça de Bali, Vishnu abaixou-o para o submundo. Ao mesmo tempo pela sua generosidade, o Senhor Vishnu deu a Bali a lâmpada do conhecimento e permitiu-lhe  que retornasse à Terra uma vez ao ano para iluminar milhões das lâmpadas para dispersar a escuridão e a ignorância e para espalhar a radiância do amor e da sabedoria.

O terceiro dia: Diwali
Na noite escura da lua nova – outubro/novembro, as entradas de todos os aposentos são iluminadas acima e decoradas para dar boas-vindas a Lakshmi , a consorte radiante de Vishnu, deusa da riqueza e do luxo . Lakshmi Puja é executado neste dia.
O dia de Lakshmi-Puja cai na noite escura de Amavasya – lua nova. O badalar dos sinos e dos cilindros flutuam dos templos enquanto as pessoas  invocam  a  deusa Lakshmi com todo o fervor de seu coração. Toda a repentina escuridão impenetrável é perfurada por inumeráveis raios da luz para apenas um momento e no momento seguinte uma chama de luz desce para baixo para ligar à Terra ao Céu enquanto os passos dourados de Lakshmi iluminam a Terra em toda sua glória celestial entre cânticos e hinos védicos. Uma viva radiância da Mãe Divina Universal abraça o mundo inteiro naquele momento abençoando e enchendo de contentamento o coração de todos os mortais. Uma luz sublime do Conhecimento preenche a humanidade e a devoção do homem conquista finalmente a ignorância. Esta iluminação do self é expressa através das lâmpadas que iluminam os palácios dos ricos assim como os domicílios humildes dos pobres. Acredita-se que neste dia Lakshmi anda através dos campos e rega com suas bênçãos a terra, trazendo ao homem a abundância e a prosperidade. Quando o sol cai na noite, a adoração cerimonial está terminada e todos os doces caseiros são oferecidos à deusa como "NAIVEDYA" e distribuídos como "PRASAD". As festas são arranjadas e os presentes são trocados pelos homens elegantemente vestidos, mulheres e crianças vão aos templos e às feiras, visitar os amigos e os parentes. Tudo é alegria, ouro e festa!
Diwali é também o último dia do ano financeiro no negócio tradicional hindu e os homens de negócios executam Chopda Pujan neste dia, com os livros de clientes novos. Neste dia o Sol incorpora seu segundo curso e passa Libra que é representado pelo contrapeso ou pela balança. Acredita-se que esta passagem por Libra tenha sugerido o  balanço dos  livros dos  clientes e seu fechamento. 

O quarto dia: PADWA ou Bestavarsh do Ano Novo
O dia após o Lakshmi Puja , a maioria de famílias comemoram o ano novo vestindo-se com roupa nova, jóias e visitando membros da família e colegas de negócio para dar-lhes doces, frutas secas e presentes.
Em muitos lugares é um costume que a esposa ponha o tilak vermelho sobre a testa de seu marido, e faça uma prece para sua vida longa. Na apreciação de todo o cuidado suave que a esposa lhe dá, o marido dá-lhe um presente caro. Este Gudi Padwa é simbólico do amor e da devoção entre a esposa e o marido. Neste dia as filhas recém casadas com seus maridos são convidadas para refeições especiais e presentes lhes são dados.
Este dia é visto como o dia o mais auspicioso para começar todo o risco novo. Entre as comunidades de negócio de Gujarat, de Rajasthan, de Madhya Pradesh de maharashtra , Diwali é quando o novo ano de negócio começa. Todos os estabelecimentos e famílias de negócio executam o muharat pujan ou a veneração de seus livros.

O quinto dia e final do festival de Diwali : "Bhayya- duj" 
Diz a lenda que Yamraj, o deus da morte visitou sua irmã Yami neste dia particular. Pôs o tilak auspicioso sobre sua testa, orou por ela e deu-lhe pratos especiais e ambos comeram junto os doces, falados e apreciados no íntimo do seu coração. Ao partir Yamraj deu-lhe um presente especial como símbolo de seu amor e Yami em retorno lhe deu também um presente encantador que fez com suas próprias mãos. Esse dia Yamraj anunciou que qualquer um que recebe o tilak de sua irmã nunca estará perdido. Isso é porque este dia de Bhayyaduj é sabido também pelo nome de "Yama-dwitiya" desde então este dia está sendo observado como um símbolo do amor entre irmãs e irmãos. Tornou-se também imperativo que o irmão vá à casa da sua irmã comemorar Bhayyaduj.
No mundo de hoje com tantas pressões e problemas, a comemoração deste dia tem sua própria importância em continuar a manter o amor entre irmãos e as irmãs. Este é o dia de compartilhar o verdadeiro alimento, de presentear e de alcançar a profundidades dos corações. Diwali no todo foi sempre um festival mais social do que religioso. É um festival pessoal, orientado para o povo e suas necessidades, quando as deidades são esquecidas, e as famílias e os amigos encontram-se, aprecíam-se e falam palavras amorosas de intimidade e devoção mútua.

Enfim, Diwali é uma época para viver o Amor, a Alegria, sem medo de ser feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: