sexta-feira, 27 de agosto de 2010

REVISTA QUALIDADE DE VIDA

~ OS CHACRAS ~

(Entrevista Rose Lane Romero)

Por que é importante buscar o equilíbrio dos chacras?
Rose – Os chacras merecem nossa atenção porque são centros energéticos relacionados com a energia vital circulante em todos os indivíduos, verdadeiros vórtices de vitalidade e poder. Os chacras refletem o campo energético do indivíduo de forma geral, isto é, não só o campo físico, mas também o emocional, mental e espiritual. Buscar o equilíbrio dos chacras é o mesmo que buscar o equilíbrio de todos esses campos, de uma forma holística.

Qual a relação entre nossos chacras e nossas características psicológicas, como vícios, virtudes, hábitos e padrões de comportamento?
Rose – À medida que nos desenvolvemos física e mentalmente, desenvolvemos também níveis de consciência que estão intimamente relacionados com padrões emocionais e potencialidades. Cada nível de consciência está também diretamente relacionado a um dos sete chacras principais e seus órgãos correspondentes.

Fale um pouco mais sobre a relação entre os chacras, a saúde e a psicologia.
Rose – A consciência matriz - a primeira a se formar em todos os indivíduos a partir de suas experiências com o meio externo e interno, surge a partir das experiências intra-uterinas. E assim como a consciência oral e anal, estão intimamente ligadas às energias do chacra básico e dos seus membros físicos constituintes, como os pés, tornozelos, pernas, joelhos e nádegas. Usando o corpo humano como um mapa e seguindo em frente, chegamos à descoberta da sexualidade e a consciência genital, relacionada com o chacra do sacro e, conseqüentemente, com a saúde ou problemática da genitália e do útero. Continuando na evolução do desenvolvimento, inicia-se a descoberta do eu, formando-se a consciência familiar com a ativação - saudável ou não - das energias do chacra do plexo solar e seus respectivos órgãos: estômago, fígado e rins e a coluna vertebral. Crescendo em consciência chegamos à consciência social, ao chacra cardíaco e sua relação com o coração. Já a consciência autônoma corresponde ao chacra laríngeo, aos ombros, pescoço e nuca. Depois, chegamos à consciência do Self, com a abertura do “terceiro olho” – e a ativação do chacra frontal. Por fim, a região situada no topo da cabeça, a qual nos referimos como centro do chacra coronário, quando ativada, nos conecta com Deus, com a consciência cósmica superior. Atingindo este ponto, daí para frente já é outra estória, outro mapa, outras aventuras.

Em termos práticos, como podemos aplicar esse conhecimento no dia-a-dia?
Rose – Quando você tem uma dor ou um problema nos tornozelos, por exemplo, deve saber que esta região está ligada ao chacra básico - que representa de forma saudável a energia de força, estrutura e autorização de Ser. Problemas nos tornozelos especificamente nos falam de problemas com a nossa flexibilidade, de quando precisamos articular novas situações. Muitas vezes, dores e doenças têm como causa questões psicológicas e o entendimento dos chacras nos dá a compreensão e as ferramentas necessárias para lidar com elas da melhor maneira possível.

Depois de descobrir quais chacras estão em desequilíbrio, qual a melhor maneira de harmonizá-los?
Rose – Existem muitas técnicas provenientes de várias escolas e tradições filosóficas e religiosas que têm o objetivo de equilibrar esses centros de energia. Em minhas oficinas, procuro trazer uma compreensão clara e prática do desalinho e alinhamento dos chacras através da exposição teórica sobre o assunto e, principalmente, da prática de meditações, visualizações e atendimentos psicoterápicos individuais e em grupos.

O
que significa estar com todos os chacras ativados e funcionando em perfeita harmonia?
Rose – Significa um contínuo trabalho interior em cima dos próprios desequilíbrios. Significa, também, o entendimento de que, na vida, o que temos de mais certo são as mudanças. Daí a necessidade de estarmos sempre alerta para acompanhá-las, com consciência, senso de humor e perseverança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: