quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gyan Chaupad

Você já se pegou numa situação em que se sentia confuso ou infeliz sem ter razão aparente?
Pensando nos momentos em que o próprio homem não se compreende e esqueceu da sua conexão com o divino, o Sr Krishna inspirou os santos rishis da antiguidade a escrever um oráculo que dissesse aos homens o que eles precisam ouvir para voltar ao equilíbrio. Este oráculo é o Gyan (Conhecimento) Chaupad ( Jogo de dados) ou o Jogo do Conhecimento.


Na Índia o tabuleiro é uma tapeçaria que fica adornando a parede de uma das salas da casa e utilizado pelo patriarca para ajudar o membro da família que precisa de auxilio. As regras do oráculo são passadas de pai para filho desde tempos imemoriais.
Entrei em contato com este oráculo ao fazer um curso do Sanatan Society fundado pelo médico indiano Harish Johari. Além de  traduzir pela primeira vez este oráculo para o ocidente, Professor Johari nos beneficiou com toda a sabedoria das interpretações de sua linhagem familiar, além de indicações precisas do Ayurveda.
O tabuleiro é composto de oito planos correspondendo aos oito principais chacras e de nove colunas, que correspondem aos nove atributos dos oito chacras. Velados na profundidade de cada atributo encontramos três níveis de ampliação de cada um. Logo, o jogo trabalha com 216 atributos para a auto-exploração do jogador.
Cada um dos setenta e dois quadrados no painel da superfície e nos dois ocultos abaixo da percepção visual, representa uma virtude e ou vicio, um aspecto do inconsciente ou um plano da realidade. São utilizados como Peões que caminham pelo tabuleiro objetos pessoais que carregam a energia do jogador e o caminhar no jogo é ditado pela queda de um dado que corresponde à dinâmica energética vivida e experienciada no momento do Agora. 






Utilizo o Gyan Chaupad como diagnóstico da situação presente do jogador e indicação de caminhos terapêuticos a trilhar, ou de forma terapêutica em intervalos regulares. Os atendimentos são feitos de forma individual ou em grupos de até 4 (quatro) pessoas. Tenho usado também de forma muito eficaz com grupos em empresas, onde a dinâmica do grupo precisa ser trabalhada de forma que a liderança, a produtividade e a convivência harmônica possam ser ativadas e fluidas.


Ao término do jogo, além de revelada toda a sua dinâmica energética, vícios, virtudes, padrões recorrentes, atributos e potencialidades, são indicados os óleos essenciais necessários para o uso terapêutico de forma a complementar o quadro diagnóstico e prognóstico assim como "bençãos" - referentes a casas específicas que o participante passou - do Mestre Espiritual da linhagem familiar. Harish Johari não nos passou as bençãos de sua tradição familiar afim de que usássemos a nossa própria. Por esta razão uso as "bençãos" de meu Mestre Paramahansa Yogananda, como a abaixo citada.

A ressurreição é a arte de emergir
do que você é para o que você
vai ser no futuro.

Paramahansa Yogananda

5 comentários:

  1. Rose, foi uma experiência MA-RA-VI-LHO-SA! Quero marcar mais vezes!!! Recebi muitas respostas importantes, além das bênçãos e boas energias. Tenho recomendado a todos... Muito bom, muito bom!!! Obrigada pela oportunidade!

    ResponderExcluir
  2. Bom sou meio suspeita de comentar algo sendo da família,mas minha experiência no jogo foi TRANSFORMADORA ...DEUS falou comigo de forma reveladora e minha vida não foi a mesma depois que vivi essa experiência !!Uma ferramenta de auto conhecimento, onde você faz um caminho ao centro de DEUS e de você mesmo!!!!EU RECOMENDO!!Namastê.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã número 1 do jogo! já fiz várias vezes e acho extremamente útil para orientação em momentos em que estamos confusos, sem saber que caminho seguir. É como um retrato do instante que se está vivendo, com as alternativas possíveis para as nossas questões.

    ResponderExcluir
  4. Como fazer para marcar uma consulta ?

    ResponderExcluir
  5. Ruth,
    Entre em contato pelo e-mail: draroseromero@gmail.com
    Um grande abraço,
    Rose Lane Romero

    ResponderExcluir

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: