sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Livre Arbítrio. Você sabe realmente o que é isso?

Na semana da Independência comecei a me perguntar o quanto nós realmente somos independentes. O quanto realmente exercemos nosso livre arbítrio. 
Percebi que apesar da vida ser uma questão de escolha e de termos uma multiplicidade de possibilidades de escolha, na realidade escolhemos muito pouco. Exercitamos esporadicamente o nosso discernimento e poder de decisão. E porque isso ocorre? 
Meu colega Barry Schwartz  (confira no vídeo abaixo) argumenta através de suas pesquisas que a abundância de escolha no mundo ocidental de hoje realmente nofaz infelizes. Para Schwartz, escolhas infinitas são paralisantes e desgastantes para a psique humana. Esta possibilidade nos leva a definir expectativas excessivamente elevadas, e antes mesmo de escolher,  culpar-nos por nossos "fracassos" e não por apenas errosSeus exemplos, vão desde o consumo de produtos (jeans, TVs, molhos para saladas) ao estilo de vida (onde viver, que trabalho para tomar, quem e quando se casar).
Seu ponto central é : escolha demasiada mina a felicidade, aumenta a paralisia e diminui a satisfação.
 
Mas ainda faltou comentar um fator psicológico que não entrou na equação: os padrões recorrentes de escolha baseados em auto boicotes ou auto armadilhas. Padrões estes que podem advir da formação e estrutura da personalidade do indivíduo ou mesmo de uma estrutura anterior - de vidas passadas.
Comento isto pois vejo estes padrões desfilarem a minha frente todos os dias no consultório e através do diagnóstico destes pelo Gyan Chaupad rastreamos suas causas, origens e resolução no momento presente, no dia-a-dia. Trazendo um maior discernimento sobre o nosso próprio funcionamento em relação as nossas escolhas, decisões e uso verdadeiro do nosso livre arbítrio.
A vida em essência se define pelo movimento, pela mudança constante e muitas vezes imprevisível. Para uma melhor adaptação a ela é preciso desenvolver a capacidade de improvisar e criar, discernir e tomar decisões a partir do que se apresenta a nós no dia-a-dia e não recorrer sempre aos modelos que um dia deram certo e presumir que sempre darão. Fazemos isto muito comumente e facilmente, sem nos dar conta que estamos nos acomodando a esquemas e modelos que nós criamos e nos fechando a novas possibilidades e experiências. 
Por mais difícil que possa parecer é importante nos dar uma chance de descobrir os tesouros e potencialidades escondidos em nosso interior, sabedoria adormecida que pode vir a tona a fim de nos ajudar a realmente escolher e Ser. 
Confira no vídeo abaixo uma prática que tem ajudado muitos a descobrir esta sabedoria e modos de utiliza-la.

Um comentário:

  1. Quando temos esta infinitas escolhas,tudo se torna tão descartavel e não conseguimos saborear o potencial total que cada situação nos trás!!!

    ResponderExcluir

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: