quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Valor do Erro!

Vivemos numa cultura da busca desesperada pelo sucesso, pelo acerto, pelo perfeito. Não admitimos em nosso dia-a-dia e na educação de nossas crianças nada menor do que o sucesso absoluto.
Mesmo sabendo racionalmente da falibilidade do ser humano e ainda mais que esta específica característica nos torna humanos e não divinos, perseguimos esse ideal de superação da nossa prória humanidade, não levando em conta as probabilidades de erro e principalmente o aprendizado que ele nos oferece.

Cada erro é vivido como um grande fracasso e uma consequente vergonha descomunal geralmente não compatível com o erro cometido.

Com isso crescemos acumulando inconscientemente uma imagem distorcida de nós mesmos construída sobre falsos conceitos que nos dizem o quanto estamos sempre aquém do que poderíamos ser.
Na verdade o significado do erro pode sempre ser encontrado na observância do alinhamento energético da ação em questão. O que está alinhado com a nossa energia, com o desejo da nossa alma para o nosso bem mais elevado e maior expressão energética, certamente resultará em um acerto, e o que não, se mostrará um erro - e este é um grande aprendizado! Esta ação "errada" pode então ser retirada do campo dos potenciais e a nossa energia redirecionada para aquilo que nos alinha com o nosso bem maior.

O valor do erro é a desconexão das energias que não nos servem, a partir dos ciclos cármicos e da repetição de comportamentos passados desta e de outras vidas, no momento presente.
Geralmente ao errar não prestamos atenção em todo esse potencial de aprendizado, e paralisamos no erro com um sentimento "apocalíptico" de fracasso. Daí a importância de se abrir e ampliar a mente para se enxergar as oportunidades de vida e desenvolvimento em todas as situações da vida, principalmente as de erro que são preciosíssimas.

Quando falhamos e liberamos o sentimento de fracasso com desapego, alegria e perdão, permitimos que uma expressão mais elevada da nossa energia se apresente e se torne parte de nossa vida.
Sempre existem potenciais e energias mais elevadas disponíveis. Precisamos apenas convidá-los para se transformarem em nossa realidade. 

Confira no vídeo abaixo a divertida e interessante palestra da "Errologista" Kathryn Schulz. Ela nos apresenta um convincente argumento para não apenas admitirmos mas também abraçarmos nossa falibilidade.

http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/kathryn_schulz_on_being_wrong.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: