sábado, 25 de setembro de 2010

Entusiasmo e Ética




A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si. Em tempo, os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses.
A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses e por causa disto poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da Agricultura) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e, assim por diante.
Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.
Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo.

A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.  E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!  Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.

É preciso assumir um compromisso consigo mesmo, com a VIDA em si mesmo. E assumir um compromisso consigo mesmo requer um mínimo de ÉTICA e expectativa da própria alma, afim de não decepcionar a parte moral (a justiça, o dever) e a parte divina (a necessidade da alma) de nós mesmos, pois um compromisso deve ser honrado não importa o que acontecer.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.
Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida
melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem.
A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.
Nesta semana, pare para refletir: como vai o seu entusiasmo.
Como vai seu entusiasmo pelo Brasil, pela sua empresa, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso de seus amigos?
Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite - jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em VOCÊ. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade.

Deixe de lado todo o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a  descrença e seja entusiasmado com sua vida e principalmente entusiasmado com você. 
Você verá a diferença!!!!


2 comentários:

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: