quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

                                                
  

O CIRCULO DOS ANJOS
HILDEGARD VON BINGEN


Se é para abraçarmos a eternidade da plenitude de ser (o "Eu Sou" de Deus), precisamos primeiro encarar a dura realidade da impermanência e do vazio. A tentação é sempre a de reduzir a intensidade, de mergulhar num menor grau de consciência, até mesmo dormir. O  Buddha alertou para o entorpecimento da mente, neste ou em qualquer outro estágio da jornada, com tóxicos ou sedativos, estimulantes ou calmantes. Jesus exortou a todos para ficarem plenamente conscientes:

Estai de sobreaviso, vigiai, porque não sabeis quando será o tempo... Vigiai pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa chegará, se de tarde ou à meia noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que digo a vós, o digo a todos: vigiai! (Mc 13, 33-37) 

Na carta aos Efésios, Paulo diz que esta afirmação sobre a vigilância conduz aos "poderes espirituais da sabedoria e da visão" até à gnose do conhecimento espiritual. Mas, mesmo com uma fé forte, o doloroso sentido da separação não é imediatamente dissipado, mesmo quando a sabedoria começa a brilhar. A parede do ego pode parecer um obstáculo intransponível, um beco sem saída, que nos deixa sem ter para onde correr.   Mas, tal como somos lembrados pela Ressurreição, o que parece o fim, não o é.   Ao encararmos nosso egoísmo entrincheirado e, reconhecendo sua morte vagarosa, a meditação nos ajuda a verificar nossa própria ressurreição em nossa própria experiência. 

A lei da natureza inferior, do karma, e a dominação do ego que nos limita, reinam até que, até aparecer um furo na parede. Primeiro, removemos um tijolo, como se por uma mão invisível, e divisamos uma perspectiva que está além de tudo o que havíamos pensado anteriormente, ou que éramos capazes de conhecer. É uma experiência e, ainda assim, a experimentamos de uma maneira que não se parece a nada que tenhamos experimentado antes.  Não somos mais a pessoa meramente individual que pensávamos ser.  A vida mudou irreversivelmente.  Vivemos e, ainda assim, como São Paulo, não mais vivemos.

Eu sou porque eu não sou.

Dom Lawrence Freeman, OSB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: