sábado, 25 de novembro de 2017

Tirando o Óculos Cor de Rose*

Assim é se lhe parece.....

Na infância e adolescência não entendia tão bem essa frase de Pirandello (o dramaturgo) quanto agora.
Assim é se lhe parece...minha mãe costumava dizer quando chegávamos a um impasse de opiniões ou pontos de vista. Me parecia mais uma "saída pela esquerda" de uma pacifista de carteirinha (minha mãe) do que algo que eu realmente devesse levar em conta.

Mas nesses tempos caóticos de surpresas inéditas diárias e transformação constante, as miríades de novas opiniões e pontos de vista sobre assuntos antigos que povoam a minha mente e as de quem convivo e com quem troco os anseios da alma tem se multiplicado exponencialmente.

Esta situação inédita tem me demonstrado não só a pluralidade de Universos possíveis com que convivo mas mais do que isso, a pertinência e a realidade desses Universos não só em atos e palavras mas também e principalmente em sentimentos fundadores de novas crenças e padrões de comportamento.

Peraí Rose...sobre o que mesmo você tá falando??? 


Rsrsrrsss....estou falando sobre como cada pessoa hoje em dia está assumindo "sua realidade" como A Realidade e muitas vezes não percebendo que assim como a dela existem tantas outras quanto seres humanos neste mundo. E sim,todas são reais para cada um que a vive e aí é que está o ponto...saber conviver com a diferença com respeito pela realidade do outro assim como você respeita e valoriza a sua realidade, seus conceitos e valores.

Esse respeito tão difícil de se constituir dentro de nós advém de uma crença verdadeira na integridade do outro como pessoa capaz de construir seus paradigmas, limites e crenças de forma a criar um mundo, uma realidade para si que não é melhor ou superior, nem pior ou inferior que a nossa.

Esse respeito advém também de uma noção intrínseca de dignidade, virtude tão esquecida e não mais vivida, que encerra em si as virtudes da honestidade, honra e decência. Ora, se cultivada e vivida, se espelhará na convivência com o outro, o que naturalmente irá criar um ambiente de respeito ao outro completamente outro - ao diferente.

Então minha gente querida, como dizia o poeta "a lição sabemos de cor, só nos resta aprender". Estamos com o dever de casa de Ética atrasado e perigando de tomarmos "bomba" e não passarmos de ano! Não podemos perder a oportunidade dessa "encadernação" e desperdiça-la com preconceitos, crenças antigas e ultrapassadas que proclamam pertencer a uma Verdade única, não transformável.

É urgente sair da "cadeirinha alta" do bebê e sentar a mesa da humanidade sem o óculos cor de rosa que apenas vê, percebe e vive a realidade conhecida, confortável e na maioria das vezes fóbica frente a diferença que nos tira dessa zona de conforto. 

E perceber que a vida, os hábitos e as crenças do outro podem até ser esdruxulas segundo nosso ponto de vista mas quanto ao outro.... assim é se lhe parece ser... com todo o respeito!

Um grande beijo no coração!!!
* continuem postando suas questões, dúvidas e perguntas, me alimentando de novas e inusitadas versões dessa nossa velha realidade. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: