domingo, 13 de fevereiro de 2011

O QUE É UM LABIRINTO?

Uma profunda ferramenta para meditação, uma metáfora para um caminho espiritual, um ícone feminino cristão, um símbolo de Maria de Nazaré ou até do Cristianismo, o Labirinto é na maioria das vezes em si mesmo uma poderosa inspiração.
Labirintos diferenciam-se dos dédalos por serem feitos de apenas um trajeto de ida e volta, sem pontos de encruzilhada ou de decisão. No caminho de um labirinto não é preciso pensar, apenas fluir no fluxo.

Originário de um desenho pintado no chão da Catedral de Chartres na França, o labirinto tem inspirado pessoas e grupos ao redor do mundo desde a década de 90 a construir e experienciar seus mistérios e segredos.

O Labirinto traz à mente um equilíbrio inusitado – balanceando os lados direito e esquerdo do cérebro com suas voltas e meandros – trazendo um sentido de paz e harmonia, vivido através de uma sensação quase pueril de unidade ao se sentir balançado num berço.

Durante a caminhada, ao se percorrer os quatro quadrantes ora para a direita, ora para a esquerda, ativamos os dois hemisférios cerebrais com todo o nosso corpo e sentidos. Sinto que o sentido de unidade é ativado porque vivenciamos a inteireza do cérebro ao ativar o ”corpo caloso”, o feixe de nervos que conecta os dois hemisférios cerebrais. E com isso nos abrimos para a intuição.

Ao tomar a decisão de entrar no labirinto, geralmente se entra com um propósito. Este propósito pode incluir uma necessidade de calma e paz interior, aprofundamento espiritual, limpeza da mente, equilíbrio físico e/ou emocional e/ou mental e/ou espiritual, recuperação por uma perda emocional ou uma celebração.

Uma vez no labirinto, caminha-se no próprio ritmo – até parando no meio do caminho para meditar ou anotar algum insight – até chegar ao centro. No centro – não só físico, mas espiritual – paramos por alguns momentos para experimentar as energias do labirinto e meditar sobre elas. Então após o momento de cada um, deixa-se o labirinto pelo mesmo caminho percorrido anteriormente, sem atalhos até a saída.

Atualmente o labirinto está no centro de um crescente interesse na pratica espiritual secular e na regeneração holística da saúde. Podemos encontrar labirintos fixos e móveis não só semelhantes ao de Chartres (11 voltas), mas também semelhantes ao da Catedral de St.Paul (7 voltas) em igrejas, hospitais de reabilitação, de oncologia, cardiológicos; clínicas de redução de stress, grupos religiosos, prisões, retiros espirituais, workshops de teopsicologia e jardins particulares por todo o mundo.

Caso queira encontrar o labirinto mais próximo de você entre no site www.verditas.net e faça uma busca por país e cidade no Labirinto Locator.

Rose Lane Romero da Rosa
Psicóloga, Analista Junguiana, facilitadora do Projeto Labirinto no RJ, Brasil

4 comentários:

  1. Rose achei bem bacana o post sobre labirintos. Parabéns pela iniciativa.
    Beijo da Maria Silvia

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo interessante Rose...Obrigada por nos brindar com essa maravilhosa técnica de Meditação. Em Jaraguá do Sul SC, tem um lindo e verde labirinto junto ao Parque Malwee, um dos parques particulares maiores e mais lindos do Brasil, dentro de uma área urbana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela informação Geni. Vou tentar conhecer o lugar! Bjsssssss

      Excluir

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: