O Diwali é a maior festa religiosa indiana, comemorada pelo hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o jainismo. Muitas lendas são associados ao Diwali. O feriado é atualmente comemorado pelos hindus, sikhs e jains em todo o mundo como o festival das luzes, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano.
Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro.
Em muitas partes da Índia, é o Baile do Rei Rama de Ayodhya,que após 14 anos de exílio na floresta derrotou o mal Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) congratulou-se com Rama iluminando o caminho com fileiras (avali) de lâmpadas (Deepa), dando assim o seu nome: Deepavali. Esta palavra, no devido tempo, se tornou Diwali em hindi. Mas, no sul indiano em algumas línguas, a palavra não sofreu qualquer alteração e, portanto, o festival é chamado Deepavali no sul da Índia.
Para muitos indianos durante cinco dias este festival homenageia Lakshmi, a deusa da riqueza.
As pessoas começam um ano novo de negócios em Diwali, e alguns hindus dizem orações para a deusa para um ano de sucesso. As lâmpadas são acesas para ajudar a Lakshmi, a deusa da riqueza, encontrar seu caminho nas casas das pessoas. Hindus na Índia deixam as janelas e portas de suas casas abertas para que Lakshmi possa vir e fazem caminhos com Rangolis desenhadas no chão - rangoli são padrões, e o assunto mais popular é a flor de lótus.
No norte da Índia e em outros lugares, Diwali comemora o retorno de Rama de 14 anos de exílio para Ayodhya após a derrota de Ravana e sua coroação como rei . Em Gujarat, o festival homenageia Lakshmi, a deusa da riqueza.No Nepal, Diwali comemora a vitória do Senhor Krishna sobre o rei demônio Narakaasura. Em Bengala, ele é associado com a deusa Kali.
Enfim, o festival celebra a vitória do bem e da luz sobre as trevas do mal e do conhecimento sobre a ignorância. Mas principalmente e em todas as denominações a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano.
Em toda a Índia hoje, no Diwali, pode se ver lãmpadas de ghuee e fogos de artifício alegrando a população e lembrando a presença dos deuses junto a nós, em nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
LIVE ~ AO VIVO!
Você também vai gostar disso:
-
Você já se pegou numa situação em que se sentia confuso ou infeliz sem ter razão aparente? Pensando nos momentos em que o próprio homem não ...
-
As doze estrelas com a qual viu São João Evangelista coroada a cabeça daquela Rainha em Apocalipse 12,1; representam as doze graças o...
Nenhum comentário:
Postar um comentário