domingo, 23 de outubro de 2011

Maria Salomé e as Muitas Marias


Dia 22 de outubro se comemora o dia de Santa Maria Salomé. Como muitas Marias, geralmente não se conhece detalhes de sua história.
Maria Salomé é uma das três Marias que serviram a Jesus, junto com Maria Cleophas (mãe de São Tiago, o menor, São Judas Thadeu e esposa de Cleophas ou Alpheus),  e Maria Madalena.
Alguns exegetas bíblicos acham que Maria Cleophas seria irmã da Virgem Maria (João 19:25).
Já Maria Salomé era casada com Zebedeu, mãe de São João, o evangelista e de São Tiago, o maior ( conhecido nos países de língua inglesa como Saint James, the Greater) e seria prima da Virgem Maria. Era uma das três Marias que ajudaram Jesus durante o inicio de seu ministério e o acompanharam nas suas viagens e testemunharam a sua crucificação, a retirada do corpo, e a sua ressurreição. 
O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena untar com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição.
Ela é representada algumas vezes com Maria Cleophas amparando  a Virgem Maria durante a crucificação e/ou presente com Maria Madalena na ressurreição, ou com os filhos João e Tiago em seus braços. As vezes ela é mostrada no Natal porque existe uma possibilidade de que, como ela era parteira, teria ido ao estábulo em Belém, feito o parto de Maria e se converteu. Santo Ambrósio, estudioso do assunto, diz que existe ainda a possibilidade dela ser irmã de Maria.
É importante relembrarmos as mulheres que apenas por serem fiéis a si mesmas, tanto fizeram a muitas mulheres, a muitas Marias através dos tempos.
Eduardo Galeano, grande pensador uruguaio, autor de mais de 40 títulos entre política, ficção e história, nos brinda com um pequeno tesouro sobre As Mulheres. Deliciem-se!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: